Home - Studio Musical              
 
   
Como surgiu o método Studio Musical?

Surgiu da necessidade de se ter um material que atenda às necessidades de uma escola em adotar um curso para teclado e órgão eletrônico, sem o vínculo de uma franquia (franchising), pois esta forma de mercado requer um investimento alto, inviabilizando escolas de música de pequeno e médio porte a realizarem tal empreendimento.

Observamos ainda que o sistema de franquia limita as escolas e professores de música a terem acesso a materiais restritos, desestimulando-os assim a irem em busca de novos conteúdos e materiais para ampliar o conhecimento.

Em que se baseia a estrutura do método?

Os métodos do Studio Musical para teclado e órgão eletrônico foram elaborados visando atender necessidades básicas do aluno, ou seja, a sua formação musical, integrando técnicas de execução, conhecimento teórico, treinamento auditivo, noções de harmonia, improvisação e coordenação motora.

A princípio de arranjos simples e bem acessíveis aos principiantes, as peças selecionadas vão, aos poucos, tornando-se mais elaboradas à medida que os alunos passam a dominar a leitura, a teoria e a técnica instrumental. O método/curso de teclado compreende cinco estágios e o de Órgão Eletrônico seis estágios.

Obras editadas:
- Método para Teclado Básico: iniciação para crianças a partir de cinco anos, ou para pessoas da 3ª idade que apresentam maior dificuldade de aprendizado. Autores: Miriam Nagata, Luiz Fernando Fajardo e Maria Madalena Yabu.

- Método para Teclado: teoria, prática e percepção para o curso de teclado em cinco níveis - 5 volumes. Autores: Miriam Nagata, Luiz Fernando Fajardo.

- Método para Órgão Eletrônico: teoria, prática e percepção para o curso de órgão eletrônico em seis níveis – 6 volumes. Autoras:Miriam Nagata, Maria Madalena Yabu e Alzira Tomoko Sugimoto.

- Revista Studio Hits: álbuns/songbooks de música popular – 3 volumes. Autores: Miriam Nagata e Luiz Fernando Fajardo.


Obs.1: todos os métodos são registrados no MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Obs.2: para todos os métodos de teclado e órgão eletrônico temos à disposição o Manual do Professor, que traz exemplos de provas, ditados e especificações de como trabalhar as lições com o aluno.
Obs.3: Ao completar os níveis (teclado ou órgão eletrônico) o aluno poderá fazer o exame semestral exigido, passando por uma banca examinadora para receber o certificado da Associação das Escolas de Música do Paraná. Os exames são realizados na sede do Studio Musical, em Londrina.